quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Mente de uma futura nutricionista








O mundo da nutrição é maravilhoso, todas as áreas são interessantes, com exceção da produção (rsrs). O resultado de um trabalho bem feito é fantástico e o prazer de estudar e trabalhar aumenta. Cuidar da saúde da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso, de todas as fases da vida é ótimo e ganha-se muita satisfação. A criança apega e confia em você para cuidar de sua vida. Confidencia que em tal dia ela comeu chocolate escondido da mãe, e achando o máximo. O adolescente acaba relatando sua vida, os amores, as atividades do cotidiano. Nem sempre segue o recomendado, às vezes age como criança, e muitas vezes até pior escondendo de todos que comem muita bala, chocolate... Mas nós sempre damos um jeitinho de contornar a situação, e aos poucos conseguimos sua confiança e fazer com que em um dia, ele coma somente 1 chocolate em vez de 3 ou 4. O adulto e o jovem já são mais responsáveis e conscientes, sempre buscam novidades sobre a melhor forma de cuidar da vida, e, principalmente do corpo – devio ao culto à beleza nas alturas. O idoso, mais frágil, quer prolongar a vida, cuidar da alimentação, do corpo de forma a pensar na saúde do mesmo, e não na beleza do corpo, pois nessa fase são mais espertos, querem aproveitar a vida, que é tão linda e boa. Divertir, rir e viajar mais, viveeeer verdadeira e intensamente o quanto puder. Para todas essas fases, sempre tem um profissional de braços abertos. Repassando seus conhecimentos, ajudando da melhor forma. Eu que ainda não sou formada, acho linda essa profissão, desde que a pessoa ame e sinta prazer no que faz. Não tenho essas experiências, claro, mas este relato, vem por conta dos anos no esporte, com as observações dos colegas, pessoas da academia, primos ou filhos de amigos, declarações de professores, de amigos.. Enfim, do cotidiano, do que vemos e escutamos. E também pela minha imaginação, da minha fantasia por essa profissão.
Obs.: Essas fotos são do Projeto Verão a Verão, que nós (Portal Nutrição em Foco) em parceria com o CRN estivemos no Parque Vaca Brava, em Goiânia (GO) medindo circunferência da cintura, pesando, aferindo PA e dando orientação nutricional. Foi ótimo, muito gratificante. As pessoas, público de várias idades, ficaram muito felizes com essa atividade.

3 comentários:

  1. Nossa Dani que legal, este texto foi bem esclarecedor para com suas idéias quanto a profissão de nutricionista, obrigada pelas informações. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dani, que fofo! Foi bom mesmo, para vocês, para mim e para a população. Tenho certeza que as suas palavras foram importantes para a vida dos que passaram por lá. Obrigada pela sua participação!!

    ResponderExcluir