quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O carboidrato na atividade física


O carboidrato é a fonte energética mais importante para o nosso o corpo. Para todos os movimentos que realizamos, o primeiro substrato a ser utilizado é o carboidrato. Muitas pessoas pensam que comendo aquele pão ou arroz em tal refeição vai engordar. E estão muito enganadas, pois engorda-se por outros fatores, como número pequeno de refeições por dia, grande quantidade de alimentos numa só refeição, entre outros fatores. Portanto, para uma pessoa que pratica atividade física é essencial que consuma de 5 a 9 porções de carboidratos por dia, como grãos, tubérculos. Isso porque durante a atividade, os músculos metabolizam os carboidratos na forma de glicose, armazena-a como glicogênio e em seguida transforma-a em energia, para que a performance desejada possa ser executada. Para descobrir a quantidade certa de porções de carboidrato a ser consumida, é preciso ir em um(a) nutricionista para que ele te avalie, verificando sua alimentação, o esporte ou atividade física que você faz e o tempo de duração do treinamento. Para que assim, possa ser alcançado um bom resultado.

3 comentários:

  1. É isso mesmo minha gente,, entao vamos nos fortalecer pra q os artistas do corpo, possam ter as proprias forças e melhor desempenho na performance... bjs

    ResponderExcluir
  2. Dani, realmente a falta de informação correta faz com que muitas pessoas acreditem que o carboidrato seja o maior culpado pelo ponteiro da balança não parar de subir, até pouco tempo atrás eu fazia parte desse grupo de pessoas "mal-esclarecidas" (será que esse hifén deveria estar ai??), mas quando "cai de pára-quedas" no Nutrição em Foco pude realmente descobrir que o carboidrato não era o vilão da história e sim o mocinho, quando aprendemos a dosar corretamente as quantidades diárias necessárias para nosso organismo.

    Parabéns pelo maravilhoso trabalho realizado pela equipe do NEF, a convivência com vcs me faz crescer mais a cada dia!!!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir